top of page
Logomarca Portal Vocacional

Blog

Esse espaço foi criado com a intenção de compartilhar informação e conhecimento, em parceria com orientadores(as) profissionais que integram a comunidade do Portal Vocacional. 

Boa leitura!

2006 foi o ano em que o Portal Vocacional surgiu, no formato de site e, de lá para cá, muitos fatos contribuíram para que hoje sejamos uma grande comunidade de profissionais que têm a Orientação Profissional e de Carreira praticamente como missão de vida. 
É com grande satisfação que lançamos este selo, para identificar profissionais que fazem parte de uma comunidade comprometida com a área de OPC.
Juntos alcançamos grandes feitos e impactamos positivamente o mundo ao nosso redor, ajudando o cliente a escolher, planejar, alavancar ou repensar sua profissão, sua carreira e sua aposentadoria.
Este selo representa nosso compromisso inabalável com a qualidade, integridade, ética, respeito e excelência em nossos atendimentos!
Quer juntar-se à nós? Associe-se!

Selo Portal Vocacional

Por Cristiane Guimarães

 

Com intuito de facilitar na busca pelos materiais de aplicação do teste PROTEA-R, a Despertar - Clínica de Neuropsicologia e Psicologia infantil, criou alguns kits com todos instrumentos/brinquedos necessários para avaliação, conforme manual.

São mais de 30 itens, acondicionados em uma caixa para deixá-los organizados e separados de outros materiais, visando praticidade.

Para saber mais, clique aqui.

Caixa de Materiais PROTEA-R

Por Karimme Casezmark

A importância de construir um planejamento para tudo na vida é crucial.
Podemos fazer um planejamento maior envolvendo diversas áreas, como também um planejamento para cada objetivo que desejamos alcançar.
Dentro da Orientação Profissional, da Mentoria e até de sala de aula, abordamos e construímos juntos esse planejamento. Também é possível adaptá-lo para nossos liderados.
Sabendo qual seu objetivo (sonho), podemos construir as metas (passo a passo) que precisamos conquistar para obter êxito.
As metas nos mostram onde estamos, o que já atingimos e o quanto ainda falta e além disso, nos possibilitam recalcular a rota sempre que necessário.
Eu mesma fiz uso dessa ferramenta recentemente e pude aplicar na prática a construção e os atingimentos das metas até conquistar um grande objetivo.
E ai, vamos construir juntos o seu planejamento também?

Planejamento descomplicado

Por Gilvanise G. Vial

Viver um dia de cada vez é uma ótima abordagem para manter um mindset saudável e focado no presente.

Isso ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, permitindo que você se concentre nas tarefas e desafios do agora e aproveite mais plenamente cada momento da vida, em vez de se preocupar exclusiva e excessivamente com o futuro ou com o passado, ambos fora do nosso alcance e controle.

O único “tempo” em que podemos escolher, fazer, construir, aceitar, rejeitar ou modificar algo é no presente.
Desfrute-o!

Um dia de cada vez

Por Giuliana Elisa

Para identificar se você está vivenciando um estado de fluxo no trabalho, busque observar com atenção os seguintes sinais:

- Foco intenso: Você está totalmente concentrado na tarefa, esquecendo-se do tempo e de distrações externas.
- Desafio equilibrado: A tarefa é desafiadora o suficiente para envolver sua atenção, mas não tão difícil a ponto de causar frustração.
- Habilidade correspondente: Suas habilidades e conhecimentos estão alinhados com a tarefa, permitindo que você a execute de forma eficiente.
- Sentimento de controle: Você se sente no controle da situação e confiante em suas habilidades para lidar com os desafios.
- Perda da noção do self: Você perde a noção de si mesmo e de preocupações pessoais, mergulhando completamente na tarefa.
- Senso de realização: Ao finalizar a tarefa, você experimenta um sentimento de realização e satisfação.

Assim, depois de ver os sinais, você estará no caminho para experimentar o estado de fluxo no trabalho!

O 'estado de flow' no trabalho

Por Beatriz André

Procrastinar é simplesmente o ato de adiar o cumprimento de uma tarefa que precisa ser realizada. É como você soubesse o que deve ser feito e não é capaz de fazer. Mas por que você procrastina?

Pode ser algo feito conscientemente ou inconscientemente. Nas duas situações você empurra as tarefas para frente, tomando a decisão de realizar algo antes, que seja mais prazeroso e menos importante.

Separei 5 técnicas para te ajudar nesse caminho:

Pratique o mindfulness regularmente
Isso ajuda você a se conectar com o “agora” e a manter a atenção plena no presente.

Não se castigue quando procrastinar
Caso contrário, seu cérebro interpretará que você já foi punido e poderá procrastinar novamente.

Pense no seu “eu do futuro”
Conecte-se à dor que sentirá mais tarde se não concluir sua tarefa dentro do prazo.

Comemore no processo
Após concluir uma tarefa, recompense-se com algum benefício para celebrar seu progresso.

Divida suas tarefas em etapas menores
Dessa forma, uma tarefa desafiadora se torna mais gerenciável, permitindo que você celebre diversas pequenas vitórias.

Agora que você sabe mais sobre as técnicas, comece sua prática hoje mesmo!

Vencendo a procrastinação

Por Elaine Zanetti

Economia mundial em crise, guerra, mudanças contínuas, violência, fome, desigualdade, pressão, ansiedade, depressão, burnout, notícias ruins ininterruptas e por aí vai… Esta é a nossa realidade diária, mas precisamos tomar consciência do quanto este movimento automático de ouvir e focar no negativo atrapalha nosso bem-estar e qualidade de vida.

Estudos da neurociência afirmam que nossa mente é como um velcro para pensamentos ruins e negativos. Isto já vem de nossa ancestralidade (ver Rick Ranson). Estes pensamentos surgem independentemente da nossa vontade e retornam a qualquer momento, dificultando nossa concentração, desfocando do que estamos fazendo e impactando na produtividade.

Nossos pensamentos dão origem as emoções, que levam a um comportamento, os quais impulsionam ações e os resultados que obtemos. Por exemplo: a lembrança do sujeito que te destratou no trânsito ressuscita a raiva que sentimos naquele momento e nos faz ruminar uma atitude que tivemos.

As preocupações criam ansiedade. Tristeza, repugnância, medo e outras emoções que não desejamos voltam a mente, às vezes não nos deixam dormir, atrapalham nosso dia a dia e podem tirar o prazer e alegria.

Se queremos mudar algo, precisamos mudar nossa forma de pensar e assim gerar emoções diferentes e consequentemente, um comportamento diferente e uma atitude diferente. Assim, se pensamos de forma otimista, geramos emoções positivas e uma atitude apreciativa perante o mundo.

Apesar da predisposição negativa ser boa para sobreviver em situações desfavoráveis, ela é péssima para relacionamentos saudáveis, desenvolvimento pessoal e bem-estar duradouro. Ela faz com que aprendamos muito com as experiências ruins e pouco com as boas.
As experiências ruins e dolorosas prevalecem sobre as boas. Os elementos negativos contaminam os elementos positivos.

O melhor modo de compensar a predisposição negativa, é incorporar regularmente as coisas boas. Lembrando que para superarmos a força de um pensamento e vivência negativa, precisamos de três interações positivas.

Sugiro um exercício do Livro Florescer, de Martin Seligman, que pode ajudar na conexão com o lado bom de cada um e restaurar o bem-estar.

Por 3 semanas, diariamente pense em 3 coisas boas que aconteceram no seu dia. Coisa boa é qualquer coisa que te fez bem, que te fez sorrir, que te fez sentir-se alegre, poderoso etc. Depois reflita e anote:

  • Por que esta coisa boa aconteceu?
    O que isso significa para você?
    Como posso obter mais disso no futuro?

Experimente este exercício, interaja de forma apreciativa, alimente sua mente com conteúdo de qualidade, selecione como vai ocupar seu tempo, aja com presença, pense diferente e desfrute do bem-estar de estar de bem consigo mesmo e em conexão com seu melhor.

Olhar apreciativo sobre o negativo

Por Camila Busarello

Ao escutar:​

- Faça contato visual, observe e reaja às expressões faciais.

- Incline-se ou aproxime-se.

- Sorria ou, com o rosto, expresse preocupação nos momentos apropriados.

- Use as pistas não verbais certas, por exemplo, acenar com a cabeça, de modo a reforçar a mensagem de que está ouvindo.

Durante uma conversa, evite:

- Mostrar agitação.

- Esfregar os olhos.

- Olhar para o relógio.

- Ficar mexendo no celular.

- Ler.

- Olhar pela janela.

- Espreguiçar-se.

- Bocejar.

Como gerar empatia na equipe

Por Juliana Indjaian

 Como a Avaliação de Potencial Intelectual (API) pode contribuir na fase pré vestibular?

API é um processo avaliativo que investiga o nível intelectual através da análise de diferentes aspectos do desenvolvimento, tais como: habilidades cognitivas, capacidade para o raciocínio verbal, qualidade e uso da linguagem, aptidão visuoespacial, capacidade de manutenção da atenção, velocidade de processamento de informações e raciocínio lógico.

É realizada por psicólogos(as) por meio de testes psicológicos validados pelo Conselho Federal de Psicologia, de acordo com a idade do indivíduo.
Esta avaliação possibilita ampliar o autoconhecimento e identificar habilidades, potenciais e competências, pessoas com Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD) assim como pessoas com Transtornos do Neurodesenvolvimento (TDAH)

É indicada aos estudantes que buscam identificar suas habilidades e verificar quais são as áreas do desenvolvimento que estão compatíveis, superiores ou inferiores em relação a sua faixa etária, colaborando em seu desempenho acadêmico e na escolha para o Vestibular.

Esta avaliação auxilia fazendo um mapeamento dos aspectos de desenvolvimento intelectual o que possibilita identificar seus pontos fortes gerando mais confiança e os que precisam melhorar, permitindo um novo direcionamento de estudos.

Avaliação de Potencial Intelectual na fase pré vestibular

Por Maria Alice Claro
 

Muitos adolescentes têm essa dúvida: "devo escolher uma profissão que gosto ou uma que dá dinheiro?"
 

Resposta: Nenhuma profissão "dá" dinheiro!

Quem dá dinheiro é pai, mãe, tia, avós…

Dentro desse contexto, é importante reconhecer que a definição de sucesso e felicidade é altamente subjetiva.

Encontrar um equilíbrio entre paixão e estabilidade financeira requer autoconhecimento e a habilidade de se adaptar às circunstâncias em constante mudança. 

Muitas vezes, o caminho para o sucesso envolve superar desafios, aprender com experiências e ajustar as metas conforme necessário.

Seja qual for o caminho escolhido, a combinação certa de paixão e retorno pode ser a chave para uma carreira gratificante e financeiramente sustentável.

Afinal, a verdadeira riqueza reside na harmonia entre o coração e a mente, na busca daquilo que nos faz sentir vivos e realizados.

Fazer o que amo x ganhar dinheiro

Por Ana Pereira

A melhora da qualidade de vida não depende apenas de fatores externos. Muitas coisas simples podem ser feitas para que você consiga reduzir o estresse, ansiedade e melhorar sua qualidade de vida. Confira:
Atividade física: Mexa-se! Exercícios como caminhadas, dança ou yoga não só fortalecem o corpo, mas também melhoram o humor e a energia.
- Sono de qualidade: 
Dormir bem é essencial! Reserve um ambiente tranquilo e desligue as telas para garantir um sono reparador.
- Alimentação saudável: Nutra seu corpo com alimentos naturais, ricos em vitaminas e nutrientes. Coma mais frutas, vegetais e grãos integrais!
- Relacionamentos positivos: Conecte-se! Mantenha relacionamentos saudáveis e genuínos. Uma boa rede de apoio emocional é fundamental.
- Tempo de diversão: Reserve momentos para relaxar e se divertir. Faça algo que ame, seja ler um livro, assistir a um filme ou sair com amigos!
- Aprender algo novo: Desafie-se! Aprender uma nova habilidade, idioma ou hobby estimula a mente e traz satisfação pessoal.

Cultive esses hábitos para uma vida mais equilibrada e plena!
Você merece o melhor. 

Qualidade de vida

Por Fabiana Schneider

 

Pergunta do momento: “Então o Tik Tok é o novo LinkedIN?”

 

De acordo com esta reportagem da StartSe sobre o tema, a resposta inicial é SIM, porém especialmente para a GERAÇÃO Z, que é público-alvo do app.

 

Com o projeto piloto Tik Tok Resume, que está na primeira fase de testes apenas nos Estados Unidos, empresas divulgarão vagas de trabalho e as pessoas podem se inscrever enviando currículos em formato de vídeo currículos curtos e criativos. E aqui é que está a grande sacada: também será incentivado o envio do link do perfil no LinkedIN – como rede social profissional – of course!

 

E, pegando carona nesses temas, quero te fazer duas perguntas:

01)  o seu perfil no LinkedIn, como está? atualizado? não?

02)  você já fez seu vídeo CV, para tê-lo à mão quando precisar?

Na Mentoria de Carreira e LinkedIN da Trilhas da Carreira | Consultoria de Carreira , podemos ajudar você a atualizar e otimizar seu LinkedIN e ainda gravar seu vídeo CV!

Tik Tok é o novo LinkedIn?

bottom of page